Pela nossa cidade #3

Duas semanas antes da Páscoa, celebra-se em Águeda a Cerimónia do Senhor dos Passos e estas imagens religiosas, são colocadas nas entradas de lojas (já vazias), nas ruas apenas para pedestres.

"Tradição religiosa sempre renovada e viva, organizada pela Irmandade do Senhor Jesus.
A procissão dos Passos é, sem dúvida, o mais alto expoente do culto religioso de Águeda, repetida todos os anos, perdurando, impulsionada pela mesma fé e animada dos mesmos sentimentos.
O ritual compreende celebrações em três dias consecutivos, duas semanas antes da Páscoa, começando na sexta-feira e culminando no domingo.
A imagem de Nossa Senhora da Soledade é levada, na sexta-feira, à noite, desde a Igreja Matriz, para a Capela de Paredes. Na noite seguinte é a vez da imagem do Senhor dos Passos ser levada para Assequins, na direcção oposta à de Paredes, até à capela da Senhora da Graça. No domingo de Passos, duas semanas antes do domingo de Páscoa, o anterior ao de Ramos, finalmente, à tarde, numa cerimónia que inclui o retorno de ambas as imagens a Águeda, realiza-se o Sermão do Encontro, na Praça Conde de Águeda, seguindo depois a procissão para a Igreja Matriz."




Comentários

Enviar um comentário