quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Amores de 4 patas

 Olá,

Há já muito tempo que não publicamos por aqui. E não, não foi devido à pandemia... A nossa Ti faleceu em Março passado e ficámos a tomar conta do nosso Tio com 99 anos e foram 7 meses muito complicados, infelizmente o nosso Tio acabou por falecer no mês passado e estamos agora a retomar as rotinas.

Hoje resolvemos "voltar" com um update dos nossos animais. De novidades, temos os facto de em Julho nos ter aparecido lá em casa um gato muito meiguinho e começou a ficar lá por casa todos os dias. Começámos a alimentá-lo e agora já não conseguimos ficar sem ele. Claro está que já lhe demos um nome, chama-se Bentinho (este nome foi tirado do romance "A Filha do Capitão" de José Rodrigues dos Santos), ora vejam como é bonito...














terça-feira, 18 de maio de 2021

Figueira-da-Índia

 Quem nos acompanha sabe que adoramos plantas. Hoje mostramos um cacto que está na casa dos n/ tios há muitos anos. Cresceu junto à casa e está enorme.

Esta espécie dá um fruto (figo) que se pode comer ou fazer doce/geleia. A flor também dá para fazer chá.

Tem muitos benefícios para a saúde, nomeadamente afecções respiratórias, asma, problemas circulatórios, diabetes, tosse, entre outros...






terça-feira, 20 de abril de 2021

O "fruto" do trabalho

 Olá,

Já começámos a colher o que semeámos, desta feita, as primeiras foram as ervilhas. São tão tenrinhas e docinhas.

Esta semana, provavelmente, já teremos favas para comer.

Que bom, receber o fruto da terra (do nosso trabalho).


  Obrigada meu Deus pela abundância! 





segunda-feira, 8 de março de 2021

Nico (4 anos de coragem)

 Olá,

Quem nos acompanha sabe que o nosso Nico tem sido um sobrevivente, pois além de, em Março de 2017 ter amputado uma das patas dianteiras, em 2018 foi-lhe diagnosticado um tumor benigno na outra pata traseira e em 2019 detectaram-lhe um problema cardíaco.

Apesar de todos estes contratempos, o Nico é um cão muito feliz!


Abril /2017 




2021

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Dicas

Neste mês de Fevereiro, para quase todos os contribuintes, há que ter em conta os prazos para cumprir, no que toca à Autoridade Tributária, nomeadamente a comunicação do agregado familiar e a confirmação de despesas no E-fatura.


Até dia 15 de Fevereiro: Confirmar o agregado familiar

No menu, procura "Dados Agregado IRS", comunicar agregado familiar. Se estiver tudo correcto é só clicar em "submeter". Se tiver alterações a fazer, clica no botão "abrir modo edição".





Até dia 25 de Fevereiro: Confirmar as despesas no E-fatura

Ao entrar no portal, se tiver pendências, elas aparecem automaticamente. Só tem de clicar em "complementar informação faturas" e preencher o que falta. Também deve verificar se tem receitas para associar às despesas da farmácia.