domingo, 30 de outubro de 2016

RECICLAR PARA AJUDAR #2

Olá!

Como já perceberam, somos fãs de reciclagem e por isso lá por casa há sempre alguma “coisa” reciclada.
Juntámos a reciclagem à nossa paixão pelos livros (ADORAMOS ler) e fizemos estas espécies de estantes (olha nós armadas em IKEA) para guardar alguns livros, pois já não temos espaço nos armários para os colocar.


(caixas de madeira, daquelas da fruta, forradas com papel autocolante e papel de embrulho)


Desde pequenas que adoramos ler, mas não havia muitas possibilidades para comprar livros, por isso, os livros que tínhamos líamos imensas vezes.
Felizmente depois de começarmos a trabalhar (aos 17 anos), conseguimos ir alimentando esta nossa paixão.

E por aí também gostam de ler?

Inté,

Isabel e Lucília

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Chocolate Lovers ♥

Seja em bolo, em mousse, em tablete, nós adoramos CHOCOLATE! Faz bem ao corpo e à mente, não é?
Quem é que não fica logo feliz só com uma dentadinha numa saborosa fatia de bolo de chocolate, hã? Weeeee (^_^)

Este bolo é de chocolate e côco. Encontramos esta receita algures na internet. Quando há, vai sempre para o lanche!




Só sabemos que é o bolo de chocolate que fazemos mais vezes, porque fica muito fofinho e o côco dá-lhe ainda mais sabor.
Nós que não somos nada gulosas (liar) ainda juntamos pedacinhos de chocolate de culinária por cima do bolo, antes de ir ao forno. Fica tão booooooooooooom J

E vocês também amam Chocolate?

Inté,
Isabel e Lucília

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Reciclar, para ajudar!

Nós, sempre que podemos, gostamos de aproveitar frascos, embalagens, copinhos, porque achamos sempre que vamos poder dar-lhes uso e é como a nossa Mãe diz – “Guarda o que não presta, terás sempre o que é preciso.”

Nalguns frascos decoramos as tampas com pecinhas que fazemos em fimo (podem ver no outro blog, » frascos) e colocamos dentro bolachas, especiarias, nozes, doce, enfim, o que nos apetecer.


A primeira vez que comemos estes iogurtes, ficamos fãs dos copos, então decidimos usá-los para guardar algumas “tralhinhas” nossas (anéis, elásticos de cabelo, molas, pulseiras, relógios, …) fica tudo junto e fácil de encontrar. Estão ainda por acabar porque não sabemos se os iremos pintar ou forrar com tecido.


Não se nota muito que só comemos iogurtes do continente, pois não J hehe!
E vocês também fazem o mesmo?

Inté,
Isabel e Lucília

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Mundo do Matias # 2

O Matias é um hamster muito dorminhoco, dorme todo o dia e de noite é que “trabalha”.
Ele adorava andar na sua rodinha azul, fazer o seu exercício físico (é um rato fit).



Mas como ele é muiiiiiiiiito independente e senhor do seu lindo narizinho, começou a andar por fora da roda, entalado entre a gaiola e a rodinha. Resultado, começou a perder pelinho nas virilhas, maroto.
Então as tias tiraram-lhe a rodinha (que más) e compraram-lhe uma casinha coco para ele não ficar de carinha amarrada. Gostou muito, roeu logo o fio que trazia para a prender e depois subia para cima dela e roía as grades da tampa, que barulhinho bom (not).

Agora as tias compraram uma roda maior, ou pensávamos nós. Ele olhou para ela e foi logo experimentar. Ficava mesmo à justa, mas como o Matias é um ser “sobredotado”, resolveu a situação e usa-a de maneira diferente, ora vejam.




Esperto e lindão, não acham?

Inté,

Isabel e Lucília

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Flores lindas como companhia

Quem não gosta de flores, do seu cheiro, das suas cores e feitios, da sua beleza em geral? Nós temos algumas (muitas) flores. Além do jardim, e das duas das varandas, o nosso pátio é grande e podemos ter imensas (as que vão resistindo). Gostamos delas cheias de cores, grandes ou pequenas, tanto faz.

Estas rosinhas vermelhas agora já estão muito maiores, mas continuam em vaso, temos receio de as mudar para a terra e elas “morrerem”. São tão simples e tão bonitas ao mesmo tempo.




A maior parte delas são compradas numa estufa (a Agrijardim), as mais antigas foram oferta e algumas deram-nos uma “arranquinha” para plantarmos.
As que estão agora a dar flor são os crisântemos. As alstroemerias ainda têm flor, temos em amarelo, rosa e vermelho, assim como os girassóis de jardim e os cravos túnicos (oh cheirinho bom … not).



Estas foram todas compradas mas, tristemente (só a nós), apenas a do meio sobreviveu. Está enorme, mas sem flor. Nas outras seguimos as indicações que nos deram na estufa, mas, ou elas não gostaram da nova casa, ou então temos que lidar com a dura realidade … “we kill them”. buah L







Esta parece um mini girassol, deu mais “filhos”, ficou grande e bonita e é amarela, uma das nossas cores favoritas. 





Agora ficamos fãs das suculentas, são mais fáceis de “manter vivas”. Como não precisam de tanta água, não há o medo de as deixar morrer à sede (mazinhas que somos, hehe)

E com vocês, as flores aguentam-se bem ou também “perdem” algumas?

Inté,

Isabel & Lucília

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O Mundo da Francisca # 1

Queridos seguidores e visitantes do Manguliaucatafau, apresentamos-vos a nossa porquinha-da-indía, a Francisca!
É muita fofura junta para tão pequena “coisinha”, não é?


  

  
A Francisca é a nossa segunda porquinha, a primeira foi a Margarida, esteve connosco 5 anos, deixando-nos no final de 2015 :(

A Francisca faz parte da Família há 1 mês (um amor recente) mas já conquistou os nossos corações. Adora comer o seu feninho e a ração, mas não se nega a um pedacito de cenoura, de couve, de alface, gulosinha…



Quando está no colo só quer ficar deitada num dos braços e faz cada pose mais fofi do fofi que, Meu Deus, é muita “cuteness overload”!!!

É linda, é fofa, é comilona, é nossa!!!



 Inté,

Isabel & Lucília

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

As Gémeas também gostam de cozinhar

Gostamos muito de comida caseira, saber o que estamos a comer. É muito raro comermos fora, como trabalhamos perto, temos o privilégio de ir sempre almoçar a casa.
O almoço, durante a semana, é a Mãe que faz, o jantar somos sempre nós (mais a mana Lucília, a Isabel lava a louça).

Os pastéis de massa tenra é aquela receita que se faz imensas vezes. Com bifes de Perú ou com peitos de frango. Por norma a receita é com sobras de carne, mas a nós nunca sobra muita comida, fazemos quase sempre à medida (poupadinhas, hein). Apenas 2 bifes deram para estes pastéis todos. Acabam sempre por ser o almoço e o jantar, porque rende muito.





Estes queques são de chocolate e mel do livro do Manuel Luís Goucha (As receitas cá de casa). São fáceis de fazer (normalmente as receitas têm sempre ingredientes que nunca encontramos) e ficam muito saborosos e fofos!






Outra receita que fazemos imensas vezes ao fim-de-semana, é a omelete de vegetais no forno. Usamos alho francês, cebola, salsa, tomate, cenoura e espinafres. É muito fácil, saudável e, claro, deliciosa.





Os queques de laranja (vita C ao poder) e chocolate são uns dos nossos preferidos, costumamos fazer para levar para o lanche, porque ficam muito fofinhos.





Nós adoramos cozinhar, é tão bom comer aquilo que fazemos, tem outro sabor, não é?


E por aí que receitas gostam mais de fazer? Doces ou salgados?

Inté,
Isabel & Lucília

domingo, 16 de outubro de 2016

O Mundo da Madalena #1

Temos sérias suspeitas que a Madalena odeia salsa! E porquê? Porque as donas tinham um canteirinho lindo de morrer de salsinha já nascida e a senhora dona Madalena, talvez num momento de tédio ou pura maldade (just kidding), esgravatou tudo… deixando o nosso lindo canteiro neste triste estado:




Não ralhámos com ela, porque vocês ainda não sabem, mas, esta menina linda, foi abandonada e apareceu em nossa casa há 2 meses.
Nós, que adoramos animais, não resistimos a estes olhos tão medrosos e tão bonitos.




Divulgámos pelas redes sociais, na esperança de estar perdida, mas a triste verdade é que tinha sido abandonada. Vinha muito magrinha e a mancar, mas como podem ver, agora está toda gostosa e corre que nem uma maluca.

Agora, ervas aromáticas, só escondidas desta menina!

Digam lá se não é uma Miss, esta Madalena?






Inté,

Isabel e Lucília

sábado, 15 de outubro de 2016

Quem gosta de legumes fresquinhos, acabados de colher? Nóóóóós!

Todos os anos fazemos a nossa horta, o quintal é enorme e dá para plantarmos o que quisermos.
Desde pequenas que lidamos com a terra. Os nossos pais sempre cultivaram o quintal e agora, como a Mãe já não pode e o Pai já faleceu, somos nós quem fazemos.
Este ano plantámos pela primeira vez beringelas e meloas e é para continuar porque eram deliciosas!!! Com as beringelas fizemos pizzinhas de beringela, estavam tão boas :)

O nosso trabalho “real” é num gabinete de contabilidade (já lá vão 17 anos), mas aos sábados “viramos agricultoras”. Não há nada melhor para espairecer da semana, fechadas no escritório, que andar e respirar ao ar livre.
O Nico e a Madalena (os cães) também ajudam, praticam o “rebolation” na terra e são peritos em danificar (qual estragar, somos chiques) as flores que plantamos.
As curgetes e os tomates são o que mais rende, acabamos sempre por fazer saquinhos e congelar para ter sempre durante o ano e os nossos cozinhados agradecem! Mas temos também pepinos, pimentos, espinafres, ervilhas, couve roxa, alfaces, rúcula …  and so on.

E por aí também há agricultores de fim-de-semana? :)

Vejam que lindas as beringelas, as curgetes, os tomates e os pimentos, não parecem super deliciosas?









Inté,

Isabel e Lucília

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O Mundo do Matias #1

O Matias tem 1 ano de vida e está há 1 ano na nossa vida.

É o nosso primeiro hamster, não sabíamos que um animal tão pequeno pudesse encher-nos tanto o coração. Uma das primeiras “asneiras” dele foi, em parte, culpa nossa. Ora vejamos. Antes de deitar damos-lhe sempre beijinhos de boa noite e nesse dia não fechamos a gaiola, a portinha ficou só encostada. Como era inverno ele dormia na sala, para ficar quentinho com o resto do calor da lareira. Na manhã seguinte, era sábado, começamos a tratar das limpezas quando vimos uma “coisinha” branca a sair da sala! “O que é aquilo a passar?” – dizia uma e a outra – “Oi, parece o Matias.” E lá fomos a correr atrás dele, apanhámo-lo mesmo antes de chegar à porta da rua, que susto!!! Fomos investigar como tinha saído e vimos a portinha só encostada (our bad) e, durante a sua fuga, roeu uma parte do rodapé do vitral e o fio da internet. Em vez de levar um raspanete, levou imensos beijinhos, tadinho não teve culpa :)
Ainda vai tendo mais algumas aventuras, mas isso é para uma próxima.


Digam lá se ele não é giro, hã?



Inté,
Isabel & Lucília


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Começou...


Olá!

Assim começa o Manguliaucatafau, um blogue sobre os nossos dias e os nossos, muito independentes, animais de estimação.
Temos uma vida simples, com peripécias, aventuras e contratempos ditos normais.
Decidimos que estes pequenos momentos devem ser partilhados, quando mais, para alegrar o dia de quem nos irá visitar.
Obrigada a todos que queiram "entrar" connosco na aventura do Maguliaucatafau.
Prometemos não ser "chatas" nem tornar a vossa visita monótona.

Inté,
Isabel e Lucília
As gémeas